You are currently viewing Comissão Intergestora Regional de Saúde debate filas de espera para cirurgias na região

• Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Comissão Intergestora Regional de Saúde da Região da Foz do Rio Itajaí (CIR) esteve reunida na tarde desta terça-feira (8), na sede da AMFRI. O encontro teve importantes assuntos em pauta, como a situação dos atendimentos de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e filas de espera para cirurgias na região.

A coordenadora da CIR e secretária de saúde de Luiz Alves, Juliana Wust, explica que devido a pandemia houve acúmulo de pacientes na fila para cirurgias. “Em conversa, a comissão propôs mudança de inserção destes pacientes em fila, principalmente os pacientes que estão a mais tempo em espera e a fila da alta complexidade, na qual não consegue evoluir de forma rápida devido aos poucos leitos de UTI que a região dispõe no momento”, explica.

Na tentativa de desafogar a fila de cirurgias, foi deliberado a redução de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid-19 com intuito de transformar em UTI geral do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

“Encaminhamos para a Comissão Intergestores Bipartite, a CIB, que é o fórum de negociação entre o Estado e os Municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde, o SUS, para a autorização. Uma vez aprovado, há desmobilização e transformação. O retorno da CIB deverá ser dentro de duas semanas”, finaliza.

Texto e foto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial